Um êmbolo é uma massa intravascular solta,sólida,líquida ou gasosa que é carregada pelo sangue a um local distante de seu ponto de origem.Inevitavelmente, os êmbolos alojam-se nos vasos muito pequenospara permitir a passagem em seguida,resultando numa oclusão vascular parcial ou completa. A consequência potencial de tais eventos tromboembólicos é a necrose isquêmica do tecido distal,conhecida como infarto. O embolismo pulmonar tem uma incidência de 20 a 25 por 100.000 pacientes hospitalizados.,O tromboembolismo pulmonar é uma doença freqüente, porém pouco diagnosticada,fato justificado, em primeiro lugar, por ser doença que apresenta sinais e sintomas pouco específicos, causando demora na suspeita clínica, além disso, apesar de haver vários exames complementares, que podem auxiliar no seu diagnóstico, muitos não estão disponíveis na maioria dos serviços médicos. A demora, no diagnóstico, tem repercussões muito sérias, culminando no aumento da mortalidade de pessoas com tromboembolismo pulmonar. Dessa forma, é
fundamental empenhar todo esforço no diagnóstico e no tratamento precoce dessa doença.
Os trombos estão localizados, principalmente,
no sistema venoso profundo(81%), sendo que as veias proximais dos membros inferiores (ilíacas e femorais) estão relacionadas com maior risco de tromboembolismo pulmonar. As cavidades cardíacas direitas contribuem com cerca de 19% dos êmbolos, relacionando-se, principalmente, com as cardiopatias
dilatadas e isquêmicas e com as arritmias.
Raramente,um êmbolo pode passar através de um defeito interatrial ou intraventricular para obter acesso á circulação sistêmica( embolia paradoxal).
O tratamento de emergência para embolia pulmonar pode envolver a terapia trombolítica com medicamentos que dissolvam o coágulo como a estreptoquinase ou a uroquinase. A cirurgia, chamada emboléctomia pulmonar, também é uma opção de tratamento para a embolia pulmonar. A heparina é o tratamento mais utilizado depois da cirurgia, para diminuir as probabilidades de formação de coágulos.
A cintigrafia é o exame utilizado para identificar o trombo e a sua gravidade, também pode se recorrer à arteriografia pulmonar que é um método mais preciso de diagnóstico,embora envolva maior risco e seja mais invasivo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário