sábado, 18 de setembro de 2010

Exercícios físicos podem reduzir o envelhecimento celular


Uma pesquisa americana afirma que breves sessões de exercícios físicos de alta intensidade podem reduzir o envelhecimento celular causado pelo estresse, prevenindo o encurtamento dos telômeros, marcadores biológicos que indicam a longevidade.
Os telômeros são estruturas constituídas por fileiras repetitivas de proteínas e DNA não codificante que formam as extremidades dos cromossomos. Sua principal função é manter a estabilidade estrutural do cromossomo.Telômeros muito curtos estão ligados a uma série de problemas de saúde, incluindo diabete e doenças coronarianas, assim como a longevidade.
Os pesquisadores afirmam, entretanto, que mesmo poucos minutos de exercício intenso podem promover um efeito protetor sobre esses telômeros. O estudo também afirma que modificações no estilo de vida (como alimentação saudável e sono regular) também protegem os telômeros dos efeitos prejudiciais do estresse.A pesquisa aponta que pouco mais de 40 minutos de exercícios de alta intensidade, durante três ou mais dias da semana, reduz o nível de estresse do organismo. Isso seria o suficiente para evitar que os telômeros encurtassem, promovendo melhor condição de saúde em longo prazo e prevenindo um envelhecimento celular muito acentuado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário